Pós-Doutorado
Publicado: 22/01/2018 - 14:55
Última modificação: 18/11/2024 - 15:51
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.
A solicitação de inclusão no Programa de Pós-doutoramento da Universidade Federal de Uberlândia (PPD-UFU) deverá ser encaminhada por um docente de Programa de Pós-graduação da UFU (PPG), denominado supervisor de estágio pós-doutoral, para aprovação do Colegiado do PPGIPA.
A proposta de estágio pós-doutoral deverá ser enviada via Processo SEI para COLPPGIPA (tipo de processo: Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas) contendo os seguintes documentos:
I - Projeto de pesquisa com descrição do plano de atividades;
II Descrição do período de realização;
III - Descrição das necessidades de materiais, de utilização de espaços físicos, laboratórios ou outros insumos ou materiais a serem contrapartida da UFU;
IV - Declaração de concordância do Diretor da Unidade Acadêmica onde o estágio será realizado;
V - requerimento de inclusão no PPD-UFU;
VI - cópia atualizada do Currículo Lattes;
VII – cópia legível frente e verso e sem cortes do diploma de doutorado;
VIII - Termo de Compromisso e Declaração de Reconhecimento de Propriedade Intelectual (vide anexos I e II da Resolução 18/2015 do CONPEP);
IX - manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado e
X - outros documentos necessários, de acordo com as características e as necessidades de cada proposta.
Após a aprovação no Colegiado do PPG, a matrícula e o registro deverão obedecer aos procedimentos da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico. A secretaria do PPGIPA encaminhará pedido de matrícula via processo SEI para estes setores contendo:
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Requerimento de matrícula, conforme modelo (um arquivo somente com esse documento), devendo ser assinado pelo discente e deferido e assinado pelo Coordenador do PPGIPA;
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Ofício gerado pela Secretaria do PPGIPA no SEI, solicitando a matrícula;
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Comprovante de titulação de doutorado (um arquivo PDF somente com esse documento legível, frente e verso e sem cortes);
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Registro civil (um arquivo PDF somente com esse documento);
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RG, CPF, título eleitoral com comprovante, certificado de reservista, se do sexo masculino (um arquivo PDF com esses documentos);
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Carta de compromisso (um arquivo PDF somente com esse documento);
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Manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado.
Para estrangeiros, acrescentar RNE, Passaporte e Visto de permanência (um arquivo PDF com esses documentos).
Conforme a legislação, não há matrícula retroativa e as atividades somente poderão ter início após o registro da matrícula.
A matrícula é válida somente no ano corrente. Esclarecendo: só vale para o ano em que foi feita, independente da participação no projeto. Exemplificando: se a matrícula foi efetuada em janeiro ou dezembro de 2021 é válida somente para o ano de 2021. Assim, para o ano de 2022 a matrícula deverá ser renovada.
A matrícula deverá ser renovada anualmente pelo PPGIPA, nos meses de janeiro ou fevereiro, sendo que não há a renovação automática.
ATENÇÃO: Não havendo, em dezembro, solicitação de prorrogação de prazo de vigência ou renovação de matrícula, será providenciado o desligamento.
Pesquisadores matriculados no Pós-doutorado/UFU devem, obrigatoriamente, apresentar o relatório das atividades em dezembro. Quando do encerramento de sua participação, deverá apresentar o relatório final (conforme modelo).
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Os relatórios deverão ser avaliados e aprovados/reprovados pelo COLPPGIPA;
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A renovação de matrícula somente será efetuada mediante solicitação do PPGIPA à PROPP, com a informação de que o relatório anual foi aprovado pelo COLPPGIPA;
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A declaração de participação será emitida pela DIAPG mediante solicitação do PPGIPA com a informação de que o relatório final foi aprovado pelo colegiado do PPG.
Declarações (ativo ou conclusão) e outras solicitações requerem procedimentos específicos junto à Diretoria de Apoio a Pós-Graduação, mas devem ser solicitadas por e-mail para coipa@ufu.br, com os modelos dos formulários abaixo disponibilizados, anexados na mensagem.
Será considerada como fim do curso a data informada na matrícula, sendo que as prorrogações de prazo de participação em projeto, as alterações de título do projeto, as alterações de concessão de bolsa, a mudança de projeto, a renovação de matrícula ou cancelamento ocorrerão somente mediante solicitação do interessado.
Legislação:
http://www.imunoparasito.ufu.br/sites/imunoparasito.ufu.br/files/pep1815...
Anexo | Tamanho |
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Relatório de Pós-Doutoramento PPGIPA | 332.13 KB |
Solicitação de matricula | 59.36 KB |
Requerimento de matricula | 60.06 KB |
Carta de compromisso | 59.97 KB |
Renovação de matricula | 59.77 KB |
Prorrogação de prazo | 60.53 KB |
Desligamento de matricula | 59.25 KB |
Solicitação declaração | 54.56 KB |
Mudança de projeto | 61.13 KB |
Alteração do titulo do projeto | 59.45 KB |
Alteração de bolsa | 59.7 KB |