Serviço

Instruções para submissão no Repositório Institucional

por Cláudia L. R. Silveira
Publicado: 30/03/2023 - 10:12
Última modificação: 30/03/2023 - 10:52
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Doutorado / Mestrado
Orientações: 

Passo a Passo para submissão no Repositório Institucional -  PÓS-GRADUAÇÃO

  1. Criar a Ficha Catalográfica no Portal do Aluno.  A instrução para criação da Ficha esta disponível na Página da Biblioteca UFU.
  2. Realizar o cadastro no Repositório Institucional UFU. Segue os tutoriais de cadastro: PDF:https://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/Tutorial_Cadastro_Usua... Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CCGKr4QCR4Y&t=3s 
    • Obs. 1: o cadastro pode ser realizado com e-mail institucional (@ufu) ou e-mail externo (@yahoo, @gmail,@hotmail, etc). 
    • Obs. 2: o acesso somente será concedido se o(a) orientador(a) estiver cadastrado no Repositório.
  3. Cria ou registrar o seu ORCID no RI-UFU. Segue o tutorial de registro ou criação: PDF: https://repositorio.ufu.br/static/orcid/Tutorial_para_Registro_ORCID_no_... _2019.pdf Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Kj5HDAGMTn4&list=PLwwW5gdne2fmtr5s0c1ZdU...
  4. Buscar o DOI das Referências Bibliográficas. Segue o tutorial: PDF: https://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/tutorial_autoarquivame... Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pYcv4V1o8BQ
  5. Conferir se a versão eletrônica está salva em PDF-A: PDF: https://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/sobre_pdfa.pdf Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hgAOoBdjsCo&t=1s
  6. Concedida a permissão para submissão do trabalho, o discente deve seguir o tutorial de autoarquivamento: PDF: https://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/tutorial_autoarquivame... Vídeo Tese/Dissertação:        https://www.youtube.com/watch?v=dhoLA_qrOkg    
  7. Depois de realizada a submissão, o(a) orientador(a) receberá e-mail notificando para validar o trabalho. Pedimos que o(a) discente informe o(a) orientador(a) sobre a submissão, para que ele proceda com a validação o quanto antes. Será necessário preencher, assinar e digitalizar o Termo de autorização para publicação no RI UFU para liberação total ou parcial do acesso ao conteúdo de sua tese ou dissertação.
    • Obs. 3: A assinatura no Termo de autorização deverá se de próprio punho, não será aceito assinaturas digitais ou coladas. Este termo deverá ser encaminhado para secretaria do Programa de Pós-Graduação, utilizando apenas uma das seguintes formas:
  8. Enviar para o e-mail da secretaria do programa de pós-graduação, é necessário que no corpo do e-mail tenha a descrição “Envio o Termo de Autorização de Publicação do trabalho intitulado ...”, sem esta informação e-mail não é valido. O aluno deve preencher o termo de autorização para publicação, imprimir, assinar, digitalizar e enviá-lo no formato PDF, por e-mail, para a secretaria do Programa de Pós-Graduação. ​​​
    • Obs.4: As instruções acima devem ser seguidas, para atender as exigências previstas na legislação (Decreto nº 9.094 de17 de julho de 2017; Portaria Interministerial MJ/MP nº 1.677, de 7 de outubro de 2015; Portaria REITO nº 2 de 07 de agosto de 2017) este procedimento é necessário para validar o documento como Nato Digital no Sistema de Informação Eletrônico-SEI, lembrando que assinaturas digitais não são aceitas.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

Antes de submeter à Tese ou Dissertação, no Repositório Institucional, deve-se observar se os seguintes critérios foram atendidos:

A versão final eletrônica deve conter na seguinte sequência:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Ficha Catalográfica
  • Ata de defesa ou Folha de aprovação com a banca examinadora devidamente assinada;
  • Resumo na língua vernácula e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas.
  • DOI nas referências bibliográficas. 

O trabalho só será publicado se estiver em conformidade com as exigências do RI-UFU, e o discente só finalizará o processo de entrega se atender as exigências conforme instruídas nos tutoriais de autoarquivamento.